segunda-feira, 19 de abril de 2010

FAROL DA BARRA E FORTE SANTO ANTÔNIO - 1

DE VILA PEREIRA À VILA CATHARINO

Na extremidade da Praia da Barra ou do Farol, acha-se o Forte de Santo Antônio da Barra e seu famoso farol, o Farol da Barra, um dos maiores cartões postais de Salvador juntamente com o Elevador Lacerda e a Igreja do Senhor do Bonfim.

O farol fica dentro do forte e ele praticamente sinaliza a cidade de Salvador em duas partes: a banhada pelas águas abertas e agitadas do Oceano Atlântico e a banhada pelas águas tranquilas da Baía de Todos os Santos.

Foi instalado ao final do século XVII durante o Governo Geral de João de Lencastre (1694-1702). Era um torreão quadragular encimado por uma lanterna de bronze alimentada por óleo de baleia. Teria sido o primeiro do Brasil e do Continente Americano (1698) quando passou a ser chamado de “Vigia da Barra”, mais tarde “Farol da Barra”.

Em 6 de julho de 1832 por Decreto Regencial foi determinada a instalação de um novo farol de fabricação inglesa. Ao término das obras, inauguradas em 2 de dezembro de 1839, o novo farol de luz catóptico erguia-se sobre uma torre troncônica de alvenaria com alcance de 18 milhas náuticas em tempo claro.

Somente em 1937 o farol ganhou luz elétrica. Hoje, procedidas novas modificações técnicas, o farol tem o alcance luminoso de 70 km para a luz branca e 63 km para luz vermelha. Ele está instalado sobre uma torre de alvenaria a 37 metros acima do nível do mar.

Já o forte em si, é uma construção dos séculos XVI e XVII. Teve um papel importante na luta contra a invasão holandesa, na guerra da Independência e na Sabinada. A sua construção foi iniciada pelo primeiro donatário da Capitania da Bahia, Francisco Pereira Coutinho em 1536, tendo inicialmente forma de torre com dez lados. Foi reformado entre 1583 e 1587 por Manoel Teles Barreto e mais tarde entre 1602 e 1702.
Majestoso!

Visto de outro ângulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário