quarta-feira, 12 de maio de 2010

LARGO DA GRAÇA

DE VILA PEREIRA À VILA CATHARINO
A Rua da Graça termina no chamado Largo da Graça, porque de resto esse largo também é chamado Praça Dr. Patterson e ainda Praça Catarina Paraguaçu. De concreto, no próprio largo existe uma estátua em homenagem ao tal Dr. Patterson. Então, mais do que provável, Praça Dr. Patterson
Praça Dr. Pattenson

O próprio

Dr. Patterson? Ninguém sabia informar quem era o ilustre que estava ali representado numa espécie de uma cúpula de granito que mais parecia um santo ou um rei. Tivemos que nos aproximar. Está lá escrito em uma placa:

Memorial ao Dr. John Licert Wood Paterson em testemunho de amizade, estima e gratidão por este monumento erigido pelo público neste local. Concedido pela Câmara Municipal da Cidade da Bahia sendo o seu presidente o Dr. Augusto Ferreira França e da Província o Conselheiro Pedro Luiz Pereira de Souza. “Foi restaurado em 2004”. A época da homenagem é 1886, mais precisamente em 13 de dezembro daquele ano. Acrescente-se ainda que o monumento veio da Alemanha, mais precisamente da cidade de Edimburgo naquele País. Ele é composto de cripta vazada, em granito, com ninho, dentro do qual se encontra o busto do homenageado. O nicho é formado por quatro arcadas e ladeado por 4 colunas de fluste liso. A cripta tem forma de arco gótico encimado por um adorno. Na base do monumento acham-se quatros pias em granito polido onde antigamente e em cada uma há um orifício de onde jorrava água.
Mais informações sobre o até então misterioso Dr. Patenson: era escocês nasceu em 11 de setembro de 1820 e faleceu em Salvador em 18 de março de 1867, só tendo vivido 47 anos. Era membro do Real Colégio de Londres. Era conhecido como o “Doutor Inglês” e atendia a numerosa clientela em Salvador. Foi fundador da Escola de Medicina Tropicalista e notabilizou-se no combate à febre amarela e cólera-morbo.

Não sabemos se é por essa razão que o Hospital Português ali perto, adotou essa praça e a cada dia melhora sua aparência.


Largo da Graça muito antigamente

Não era nem calçado. A igreja está lá altiva e ao que parece sem os "ornamentos" de suas portas e janelas que hoje melhora sua aparência. Ao lado, já se vê a Mansão dos Carvalhos. Como é antiga!

3 comentários:

  1. Muito bom o esclarecimento, tinha muita curiosidade em saber de quem era o busto do Largo da Graça.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o esclarecimento, tinha muita curiosidade em saber de quem era o busto do Largo da Graça.

    ResponderExcluir
  3. Data do falecimento, segundo outras fontes, foi 09/12/1882. Favor confirmar e corrigir. Grato

    ResponderExcluir