quinta-feira, 6 de maio de 2010

BAIRRO DA GRAÇA - 1

DE VILA PEREIRA Á VILA CATHARINO
Da mesma maneira que no Corredor da Vitória, também nas ruas principais do bairro da Graça, foram construídas grandes mansões com destaque muito especial para a Mansão Bernardo Martins Catharino, onde é hoje o Museu Rodin.
Mansão Comendador Bernardo Martins Catharino
Pode ter sido essa mansão um diferencial de qualidade que tornou o bairro da Graça como o espaço mais elegante e charmoso de toda Salvador. Morar na Graça, àquela época (1912), era absolutamente charmoso e elegante e evidenciava status financeiro e social.

Em sendo assim, como se explica que hoje em dia, o metro quadrado do Corredor da Vitória seja quase o dobro do preço estimado para a Graça? O que teria acontecido?

Podem ser apontadas diversas causas, mas sem dúvida que a principal foi a localização das mansões construídas na Vitória em relação às existentes na Graça. Todas as mansões do Corredor da Vitória do lado esquerdo da rua, olhando-a do Largo da Vitória em direção ao Campo Grande, davam fundo para o penhasco elevado e extenso que caracteriza o local, tendo como espetáculo visual a Baía de Todos os Santos e todo o seu mar que os teleféricos que se construiriam deixavam quase dentro de casa.
Piers de atracação- O mar aos seus pés.

Casarão da Graça

Enquanto isto, as velhas mansões da Graça tinham ao seu entorno o vale do Canela de um lado e do Chame-Chame do outro. Eram os atrativos, se é que podemos assim considerar, que os novos edifícios que se construiriam no local, haveriam de ter.

É muito diferença entre um caso e outro. Os prédios do Corredor da Vitória, além de oferecer uma estrutura de apartamento dos mais elegantes, haja vista o preço cobrado, dava de presente a beleza natural de Salvador. A melhor delas!

2 comentários:

  1. olá só uma correção! esta foto não é a do palacete das artes cuja mansão pertenceu a família Martins catharino. essa fica no largo da Graça vizinha da Perini

    ResponderExcluir
  2. No link abaixo verás o palacete das artes
    http://lcfaco.blogspot.com.br/2013/12/da-villa-catharino-ao-palacete-das.html

    ResponderExcluir