sexta-feira, 21 de maio de 2010

CARNAVAL DA BARRA- CIRCUITO DODÕ

DE VILA PEREIRA À VILA CATHARINO

Carnaval da Barra - Circuito Dodô
Na década de 1980 teve inicio o Carnaval na Barra, o chamado circuito Dodô entre a Barra e Ondina. O primeiro bloco a desfilar na Barra foi o Oludum, ocorrido exatamente no ano de 1988. Daí em diante, o eixo da folia deslocou-se para esta região, hoje a mais valorizada, transformado-se no Circuito Dodô em contraposição ao Circuito Osmar, do Campo Grande à Praça Castro Alves.
No Brasil, o primeiro carnaval surgiu em 1641, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV, restaurador do trono de Portugal. Hoje é uma das manifestações mais populares do país e festejado em todo o território nacional.
A origem do Carnaval é imprecisa. É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo que é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica.
"O nome Carnaval vem de CARRUM NAVALIS, os carros navais que faziam a abertura das Dionisías Gregas nos séculos VII e VI a.C. Uma outra versão é a de que a palavra Carnaval surgiu quando Gregório I, o Grande, em 590 d.C. transferiu o início da Quaresma para quarta-feira, antes do sexto domingo que precede a Páscoa. Ao sétimo domingo, denominado de "qüinquagésima" deu o título de "dominica ad carne levandas", expressão que teria sucessivamente se abreviado para "carne levandas", "carne levale", "carne levamen", "carneval" e "carnaval", todas variantes de dialetos italianos (milanês, siciliano, calabres, etc..) e que significam ação de tirar , quer dizer: "tirar a carne".
Até a década de 1970, apesar da força do carnaval de rua no centro da cidade, as noites eram dos clubes. Na Barra, a Associação Atlética da Bahia, Clube Baiano de Tenis e Yacth Clube da Bahia, promoviam grandes bailes.
Hoje, todos eles estão fora da folia. A noite também passou a pertencer aos foliões de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário