quarta-feira, 5 de maio de 2010

CORREDOR DA VITÓRIA- 4

DE VILA PEREIRA Á VILA CATHARINO
O Corredor da Vitória possui diversos equipamentos culturais importantes, a saber:
Museu Geológico da Bahia, Museu de Arte da Bahia, Museu Carlos Costa Pinto, Escola Estadual Odorico Tavares, Instituto Goethe e Associação Cultural Brasil-Estados Unidos.

O Museu Geológico da Bahia dispõe de estrutura, instalações e coleções equiparadas com alguns dos melhores museus, de mesmo tema, em funcionamento em outros países. Entre as raridades de seu acervo, destaca-se o granito azul da Bahia, cotado internacionalmente em cerca de US$ 500 cada metro quadrado, e uma réplica do meteorito Bendegó, o maior meteorito brasileiro, encontrado em 1784, no município baiano de Monte Santo e classificado como o 11º mais importante do mundo.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Geol%C3%B3gico_da_Bahia"

O Museu de Arte da Bahia foi criado em 1918, sendo o mais antigo museu da Bahia, e um dos primeiros fundados no Brasil.
Possui um acervo de inestimável valor artístico e histórico que foi sendo constituído, ao longo dessas oito décadas, através da reunião de algumas coleções organizadas na Bahia, a partir do século XIX, como a de pintura, proveniente da coleção do Dr. Jonathas Abbott, entre eles José Joaquim da Rocha, José Teófilo de Jesus, Prisciliano Silva, Manuel Lopes Rodrigues, etc..
Museu Carlos Costa Pinto, instituição cultural particular mantida através de convênio com o Governo do Estado da Bahia.
A casa onde está instalado o museu, projeto dos arquitetos Euvaldo Reis e Diógenes Rebouças, em estilo Colonial Americano, data de 1958. Destinada inicialmente à residência da família, nunca foi habitada. Sofreu adaptações para comportar a sua nova função e abrigar um acervo de 3.175 peças.
Foi inaugurado em 5 de novembro de 1969, graças ao apoio do então governador do Estado da Bahia, Dr. Luís Viana Filho. Posteriormente, o governador Antônio Carlos Magalhães completou-o com as instalações da biblioteca e do auditório.
O acervo foi doado pela viúva Margarida de Carvalho Costa Pinto para a concretização do sonho de seu marido, Carlos Aguiar da Costa Pinto, rico comerciante que cultivava o hábito de colecionar peças de arte e o maior responsável pelo acervo que reconstitue o cotidiano das antigas familias da aristocracia açucareira na Bahia entre os séculos XVII e XIX.
O museu retrata a opulência da aristocracia baiana, representada, principalmente, na coleção de jóias feitas de ouro e pedras preciosas. A prataria compõe a seção mais numerosa do acervo, com 923 peças, grande parte originária do Porto, do final do século XIX. Peças como as insígnias da Ordem Imperial do Cruzeiro, da Ordem Militar de Cristo e a da Imperial Ordem da Rosa se destacam, além das luminárias de cristal Baccarar, França, e do mobiliário que remonta do século XVII ao XIX[1]

O Instituto Goethe ou Goethe-Institut é uma instituição alemã sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar pelo mundo, em especial países não-falantes do idioma alemão, a língua e a cultura alemã. Sua principal atividade é voltada para o ensino da língua alemã como segundo idioma. O segundo objetivo do instituto é fortalecer as relações culturais internacionais da Alemanha.

O instituto recebeu seu nome em homenagem ao poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe.
O Instituto Goethe foi fundando em 1951 como sucessor da Deutschen Akademie (fundada em 1925). Inicialmente o objetivo principal foi o ensinamento da língua alemã a professores estrangeiros. A partir de 1953 o instituto começou também a oferecer cursos de alemão a estudantes, e no mesmo ano iniciou um programa para divulgar a língua alemã em outros países. Entre 1959 e 1960 todas as instituições culturais governamentais da Alemanha até então existentes em outros países, foram unificados, fazendo parte do Instituto Goethe hoje em dia.

A rua possui três bons hotéis que são um sucesso na época do Carnaval, desde que o Corredor da Vitória é o local onde se concentram os blocos de Trios Elétricos que desfilam no Carnaval de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário