DE VILA PEREIRA Á VILA CATHARINO
O morro de Santo Antônio tem inicio na Ladeira da Barra onde começa a se elevar. É um maciço montanhoso que caracteriza, de forma muito singular, a Cidade de Salvador nas chamadas cidades alta e baixo. O povo diz, entretanto, “Cidade Baixa” no seu “bainês” característico, da mesma forma que diz na “Baixa dos Sapateiros” ou na “Baixa do Bonfim” e demais “Baixas” que existem em Salvador.
Enseada dos Índios e Ladeira da Barra na altura do Morro de Santo Antônio Ano-1680
O mesmo trecho por volta de 1890
O mesmo trecho por volta de 1890
A carroça e seu animal estão na porta da entrada, hoje, do Yacht Clube da Bahia pela ladeira. Oportunamente, há de frizar que lá embaixo funcionava uma fábrica de xales. Muito provavelmente, a carga que a carroça está transportando poderia ser de xales.
Vamos subir essa ladeira e à sua esquerda desponta maravilhosa e bela a Igreja de Santo Antônio da Barra, que dá o nome ao morro nessa parte “Morro de Santo Antônio da Barra”. Este Santo Antônio é de Arguim, nas Ilhas Mauritânias na África.
A área de Arguim, foi explorada pelos portugueses entre os anos 1442 e 1445. Há uma corrente, entretanto, que afirma que o Santo Antônio da Barra teria se originado de Porto Príncipe, cuja capital é Santo Antônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário